terça-feira, 14 de junho de 2011

Levando nossos gatos I

Até agora o processo para oficialização do casamento civil e o visto para minha permanência está sem problemas e parece que tudo será muito fácil. A dificuldade está em levar nossos trelosos, fofos e irresistiveis gatos, Sushi e Dom Quixote. As exigências para levar animais domésticos são várias, além de burocrática e cara.
Primeiro é preciso que os gatos estejam com todas as vacinas em dia e devidamente chipados. Na Suiça é obrigatório que cachorros e gatos tenham um chip de identificação.
Segundo temos que atestar a imunidade dos gatos contra a Raiva. Nesse quesito é que a complicação começa. A Suiça aceita apenas o exame de sorologia do laboratório Pasteur, em São Paulo, mas nós moramos em Recife. Fomos até o posto de atendimento do Ministério da Agricultura no Aeroporto em Recife e recebemos uma lista de médicos veterinários credenciados para fazer a amostra do soro. Entramos em contato com todos da lista e começamos a perceber que é mais caro levar um gato do que uma pessoa para Europa!  Após uma breve pesquisa entre os veterinários, encontramos  um super atencioso e paciente para explicar todos os passos do processo: precisa retirar a amostra do sangue com pelo menos 1 mês após a vacina da raiva e em seguida ele envia para o laboratorio Pasteur via carga especial pelo Sedex. O resultado sai em 20 dias e temos que esperar 90(NOVENTA) dias após a coleta para viajar com os gatos. Bobeamos muito nisso e deixamos para nos informar sobre os gatos em cima da viagem, então Lukas irá na frente e eu ficarei mais 2 meses para poder levar os gatos. Não é como gostariamos, mas não podemos deixar nossos filhotes de jeito nenhum!!!!


Um comentário:

  1. Raquel, bom dia
    meu nome é Thiago e estou viajando para Suiça co dois gatos...
    poderia entrar em contato com vc?
    meu email é oberer.suisse@gmail.com

    Obrigado pela atenção :)

    ResponderExcluir