segunda-feira, 9 de maio de 2011

No consulado suíço

O consulado suíço no Rio de Janeiro está  localizado no tradicional bairro carioca da Glória,  Fomos muito bem recebidos pela responsável do processo de vistos para a Suíça. Entregamos todos os documentos solicitados e faltou apenas a nota expeditória do cartório na qual declara que meu estado civil era solteira antes do casamento. O  modelo atual de certidão de casamento não informa o estado civil dos noivos antes do casamento. Nesse caso,  a imigração exige uma nota oficial do cartório que comprova meu estado civil.  Eu não tinha entendido como seria essa nota expeditória e no cartório também não conheciam esse documento, então fiz uma declaração do meu estado civil e reconheci firma da assinatura. A declaração com firma reconhecida não foi aceita no consulado e a responsável disse então para eu enviar por sedex a certidão de casamento de inteiro teor, pois lá há declarado o estado civil dos noivos antes do casamentoo.
O  atendimento no consulado foi ótimo e saímos de lá muito tranquilos e confiantes que dará tudo certo e conseguirei o visto D para a minha permanência na Suiça.

3 comentários:

  1. Olá Raquel, como vai?
    Estou passando pelo mesmo processo que você passou, vou levar minha documentação ao consulado no dia 26/07, a diferença é que estou dando entrada para casar lá na Suíça e também nos vistos meu e de minha filha.
    Gostaria de saber se você já recebeu seu visto? Se não, quanto tempo decorreu do dia que vc deu entrada até hoje?
    Estou indo para o cantão de Vaud, parte francesa da Suíça, mas gostaria que as autorizações chegassem em setembro pelo fato das aulas na Suíça começarem nesta época. Seria mais fácil para a integração de minha filha, ela tem 9 anos.
    Caso tenha disponibilidade para conversar, pode me adiciona ao msn.
    Boa sorte na nova mudança.

    patricia.bahia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ola Patricia,
    apenas hoje vi sua mensagem. Voce ja deve ter ido ao consulado, espero
    que tenha dado tudo certo. Meu visto está bem encaminhado, nao saiu
    ainda pois faltamos enviar meu atencedenes criminais e meu esposo
    achou melhor entregar pessoalmente quando ele chegasse na Suiça,
    em agosto. Mas fomos informados pela imigração que o processo está indo muito bem e
    que até eu viajar estarei com meu visto. O processo foi bem rapido,
    demos entrada em maio e em junho entraram em contato com meu esposo.
    Boa Sorte pra vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Raquel, preciso de uma orientação. Meu irmão foi para Suiça hoje vive maritalmente com uma suiça e tiveram uma filha.
    Para que eles possam casar lá e registrar sua filha, pediram além da certidão de nascimento atualizada, também uma declaração de estado civil. Como o cartório daqui não emite este tipo de declaração, minha mãe fez uma declaração e reconheceu firma no cartório, porém eles não aceitaram. Como faço e onde devo ir pra conseguir uma declaração que seja aceita? uma vez que ele não pode vir ao Brasil agora.
    Aguardo uma orientação pois vc já passou por situação parecida. Meu email é arlenebbs@hotmail.com

    ResponderExcluir